A importância do Estatuto Social
O estatuto é uma espécie de certidão de nascimento da instituição e tem por finalidade formalizar a criação de uma associação.
TERCEIRO SETOR
Grupo Forte Consultoria
1/25/20241 min read


O estatuto social é um documento considerado uma espécie de certidão de nascimento da instituição e tem por finalidade formalizar a criação de uma associação. Ele reúne informações, objetivos, regras e princípios que regulamentam o funcionamento, os direitos e deveres de uma sociedade e seus sócios, e normalmente é utilizado por organizações, entidades sem fins lucrativos e sociedades para existirem legalmente.
Internamente, funciona como uma lei, um guia que contém regras e informações que devem ser cumpridas.
O registro correto do estatuto social é importante para que a instituição seja criada e funcione de forma regular.
De acordo com o Artigo 54 do Código Civil Brasileiro, o estatuto social deve conter as definições e os fins da entidade, além de apresentar informações sobre:
- a sede da sociedade,
- os requisitos para admissão, demissão e exclusão de associados,
- os direitos e deveres dos associados,
- as fontes de recursos para a sua manutenção,
- o modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativos,
- as condições para alterações das atribuições estatutárias e dissolução,
- a gestão administrativa e aprovação de contas.
É importante que o estatuto social seja registrado de forma correta a fim de assegurar que a instituição seja reconhecida juridicamente.
A Lei 9.970/99 que regulamenta as organizações do Terceiro Setor, em seu Artigo 5, cita o estatuto registrado em cartório como um dos documentos obrigatórios para a instituição requerer qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
A falta de clareza ou a omissão de informações no estatuto social podem afetar a gestão e a sustentabilidade da instituição, além de acarretar problemas.
O Grupo Forte possui profissionais capacitados com conhecimentos jurídicos para auxiliar as organizações do Terceiro Setor na elaboração e revisão dos seus estatutos sociais.